LINGUAGEM COMO AÇÃO: A MÚSICA INTEGRADA À SALA DE AULA - LEITURA E
INTERPRETAÇÃO
INTERPRETAÇÃO
Andressa Allyne Araújo de Lima - UFPB
O presente trabalho tem por objetivo investigar que contribuições as atividades de leitura e interpretação de letras de música nas aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental trazem para os professores e alunos, no sentido de desenvolver a compreensão leitora como parte do processo de ensino-aprendizagem de língua materna. Sabemos que a música faz parte do cotidiano de todos, principalmente dos alunos. Acreditamos que uma seqüência didática que envolve a música deve trabalhar não apenas com o propósito de motivação da aula, mas sim envolver a interpretação da música baseado no conhecimento e na experiência de vida que o aluno já possui. Um trabalho didático de análise lingüística a partir dessas considerações se organiza tendo como ponto de partida a exploração ativa e a observação de regularidades no funcionamento da linguagem. O corpus para tal estudo é constituído por análises da música Julho de 83 do grupo B5, realizadas pelos alunos do 9º ano do ensino fundamental do Centro de Experimental de Ensino-Aprendizagem Sesquicentenário do município de João Pessoa-PB. A análise da música foi direcionada através de algumas questões exploradas em sala de aula com a orientação da professora da turma. Para discutirmos os procedimentos de interpretação textual abordaremos os fundamentos teórico-metodológicos do Interacionismo Sócio Discursivo (ISD), dentre os quais se destaca a noção de seqüência didática e a noção de linguagem como ação. Destacaremos a importância da compreensão crítica do ato de ler que não se esgota na decodificação pura e simples da palavra ou da linguagem escrita, mas que se antecipa e se amplia na compreensão do mundo e do uso da diversidade dos gêneros textuais no ensino em sala de aula. Os resultados revelam que o processo de leitura mediado de forma correta pelo professor fundamenta a interpretação de gêneros, em foco aqui a música, numa concepção mais abrangente; que envolve autor/texto/ leitor. É válido lembrar que este trabalho faz parte de um estudo maior realizado no projeto de Extensão da UFPB, intitulado Uni-escola: uma proposta de integração teórico-prática para o ensino de língua portuguesa coordenado pela Profa. Dra. Regina Celi Mendes Pereira.
Palavras-chave: Leitura. Música. Gêneros Textuais.