DO DESCENDENTE AO DISCURSIVO: RE(VISITANDO) CONCEPÇÕES DE LEITURA NO ESPAÇO DA SALA DE AULA
Edgley Freire Tavares - UERN
A presente proposta de comunicação busca contribuir com as discussões do GT “Linguagem, ensino de leitura e formação do aluno leitor” apostando numa discussão em torno da prática de leitura em sala de aula e, para tanto, temos como objetivo resgatar as concepções de leitura que interessam aos estudos em Lingüística Aplicada e que pensam a atividade de leitura a partir de diferentes focos: (1) com centralidade no texto e no processo de decodificação; (2) com ênfase nas operações semântico-cognitiva do leitor; (3) numa perspectiva de que o ato de leitura seja um processo interacionista e socioconstrucionista e (4) a partir de uma visão discursiva da leitura em sala de aula, em que propomos um repensar da forma como estas visões por vezes são trabalhadas nas teorizações. A partir do percurso teórico e temático, indicamos que a leitura como prática deve estar como acontecimento discursivo que implica a produção de sentidos sociais e históricos desde a codificação até o lugar que o aluno assume no ato de ler, constituindo a si mesmo como leitor em relação ao outro e ao espaço de dentro e de fora da sala de aula. Concluindo a proposta, inserimo-nos no debate ainda instigante da importância e fecundidade dos estudos sobre a leitura no espaço da sala de aula e da importância de estarmos sempre diminuindo o hiato entre teoria e prática, buscando sempre teorizar a prática e praticar a teoria.
Palavras-chave: Leitura em sala de aula. Concepções. Teoria. Prática.