A EDUCAÇÃO PELO LIVRO: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO LITERÁRIA BASEADA NO LIVRO "MEU PÉ DE LARANJA LIMA"
Júlia Ribeiro Fagundes - UFRN
Maria Clara Bezerra de Araújo - UFRN
O artigo em questão faz reflexões acerca da presença da literatura na sala de aula. Para isso, baseia-se nas teorias de Rildo Cosson, Leahy-Dios e Marisa Lajolo que, entre outras coisas, discutem o imbricamento social, cultural, político e pedagógico que abarca a literatura enquanto disciplina escolar, centrando-se na teoria desenvolvida por Rildo Cosson de letramento literário. Essa teoria, essencialmente, defende a postura de que o texto literário, na sala de aula, deve contribuir para a formação política, cultural e lingüística dos alunos. Baseado nessa teoria, o artigo apresenta uma proposta de trabalho em sala de aula que toma como objeto de estudo o livro Meu Pé de Laranja Lima, do autor José Mauro de Vasconcelos. Esse livro narra a história do garoto Zezé que, apesar de enfrentar os fatos caracterizadores da pobreza e da violência infantil na sua casa, não abandona a natureza lúdica infantil. Com a finalidade de extrair os diversos tipos de conhecimentos presentes nessa obra, o artigo aponta como ponto de partida os elementos estruturais da narrativa para que, partindo deles, chegue-se à percepção dos elementos sociais, culturais e lingüísticos presentes na história.