O PAPEL DA REESCRITA NA SEQÜÊNCIA DIDÁTICA: ALTERNATIVAS PARA O ENSINO
 
Mariana Lins Escarpinete - UFPB
Aline da Silva Malaquias - UFPB
Regina Celi Mendes Pereira  UFPB

Este trabalho encontra-se relacionado às nossas atividades como bolsistas de iniciação científica no projeto de pesquisa intitulado “Práticas de letramento na escola: a escrita no livro didático”, coordenado pela professora Regina Celi Mendes Pereira. Percebemos ao longo das análises que o campo da escrita, suas investigações e implicações não se esgotam e torna-se necessário, assim, explorar ainda mais cada vertente desse tema. Tendo como base os aportes do Interacionismo Sócio-Discursivo (ISD) que considera a linguagem como uma atividade que não se restringe às dimensões estritamente lingüísticas, entende-se que as atividades de produção textual em ambiente escolar podem tornar os alunos aptos a utilizar textos funcionais no meio social em que se inserem. Uma das vertentes de investigações do ISD é a que analisa as ações dos professores em sala de aula e desenvolve atividades pedagógicas para auxiliá-los em sua prática. Dentre essas atividades, está o uso da seqüência didática, desenvolvida por Schneuwly e Dolz (2004), que orienta os alunos a se inserirem em práticas de letramento situadas e significativas e dá um aporte metodológico ao professor para que este possa trabalhar de forma significativa, e não mecânica, diferentes tipos de texto. Neste artigo, pretendemos apresentar a análise de uma atividade de reescrita em uma seqüência didática desenvolvida com um aluno de 9° ano do Ensino Fundamental na elaboração de um artigo de opinião. Notamos que por meio da reescrita, o aluno conseguiu avançar no processo de produção, reconhecendo o caráter processual da escrita (BRONCKART, 1999), e que as alterações realizadas vão muito além das operações de higienização textual.