ESTRATÉGIAS DE ENSINO DIRIGIDAS À APLICAÇÃO GRAMATICAL EM CURSO DE LÍNGUA ESPANHOLA NO NÍVEL INICAL
Regiane Santos Cabral - UERN
Uma das questões mais complexas no que diz respeito ao ensino de língua espanhola é a forma com que se devem abordar determinados conteúdos gramaticais em nível inicial. Geralmente, apresenta-se aos alunos o conteúdo já elaborado, sem fazer-lhes refletir sobre o seu uso; isso porque o professor de língua não se detém em desenvolver novos métodos, por pressupor que o ensino de gramática já se consolidou de tal forma como uma prática mecânica e tradicional, que pouco se pode fazer para alterá-la. Não obstante, é possível valer-se de dois princípios antes de abordar determinado conteúdo: a pedagogia construtivista, que propõe a participação ativa do aluno no processo de aprendizagem, e a gramática reflexiva, que parte da reflexão com base no conhecimento intuitivo dos mecanismos da língua, para chegar ao domínio consciente dos seus recursos. A partir dessas perspectivas, o referido artigo tem por objetivo apresentar estratégias de ensino dirigidas ao estudo de alguns conteúdos gramaticais, aplicados a estudantes brasileiros, em curso de espanhol no nível inicial. Para tanto, tomaremos como referência Loch (1995), na questão da abordagem construtivista;Richards (2001), sobre a reflexão do ensino de idiomas; e Travaglia (2000), no que diz respeito à gramática reflexiva. Com base nos estudos por eles realizados por alguns teóricos, desenvolvemos estratégias dirigidas à aplicabilidade de alguns conteúdos gramaticais de língua espanhola em nível inicial, empregando a pedagogia construtivista e a gramática reflexiva. Através disso, pretende-se estimular o professor de língua espanhola para que dê oportunidade a seus alunos de construir as regras e suas particularidades, além de propiciar a reflexão sobre o seu uso e funcionalidade.
Palavras-chave: Tipos de gramática. Gramática reflexiva. Construtivismo.