A ETNOMETODOLOGIA COMO SUPORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO PARA O ESTUDO DAS CRENÇAS NO ENSINO DE LÍNGUAS

Marcos Nonato de Oliveira - UERN/UFRN

A etnometodologia é uma abordagem teórico-metodológica com características bastante adequadas para a investigação das crenças. Primeiro, porque como o objetivo da etnometodologia é investigar os etnométodos dos atores sociais, estudar as crenças pode ser entendido como explorar o conhecimento, as idéias, a cultura, os procedimentos que estão por trás dos etnométodos envolvendo aspectos sobre o processo de ensino-aprendizagem de línguas. É possível definir o estudo de crenças como uma investigação sobre as “etnocrenças”; significações construídas em torno da atividade social e cultural de um determinado contexto. Em outras palavras, as etnocrenças significam um conjunto cristalizado de significados que circunda os etnométodos dos indivíduos no contexto de suas interações educacionais. Assim, o objetivo deste trabalho é discutir alguns dos conceitos da etnometodologia como itens relacionados com a investigação das crenças sobre o ensino de línguas. O conceito de indicialidade, de reflexividade e de relatabilidade são noções importantes que podem auxiliar o estudo das crenças. Em geral, percebemos que um ponto relevante dessa abordagem é sua atitude frente à atividade de investigação científica que valoriza o raciocínio prático comum, os aspectos qualitativos da pesquisa, e a aplicação do método documentário de interpretação. Acreditamos que a utilização da etnometodologia como suporte teórico-metodológico para a investigação das crenças, além de ser um viés inovador e diferencial, é potencialmente apropriado a este tipo de estudo que explora a cognição e as ações dos indivíduos.