A PROVA DE LÍNGUA INGLESA NO VESTIBULAR UFC
João Paulo Frederico de Sousa - UECE
A prova do vestibular é tida como o momento em que o aluno precisa demonstrar todo o conhecimento adquirido ao longo de sua formação, muito embora, o exame não reflita as condições reais do sistema educacional brasileiro. No caso específico da prova de língua inglesa, tem havido mudanças significativas no que se refere a quais competências devem ser cobradas dos alunos. Basta observar provas anteriores, em um período de mais ou menos dez anos, para verificar a mudança de um paradigma gramaticista e descontextualizado para um mais textual e contextualizado. Neste sentido, este trabalho descreve, em linhas gerais, a prova de inglês como língua estrangeira no vestibular da Universidade Federal do Ceará (UFC). Para isto, discutem-se alguns aspectos teóricos sobre o processo de compreensão leitora em Língua Estrangeira e/ou Segunda Língua. Em seguida, é feita a descrição das provas selecionadas no período de 2003 a 2007, das quais foram eleitas como categorias de análise a quantidade de textos, sua autenticidade, o gênero ou tipo textual predominante e as habilidades leitoras requeridas para resolução das provas. Esta a análise mostrou as que as habilidades leitoras mais requeridas no exame foram o reconhecimento de idéias explícitas e a identificação das relações entre partes do texto.