O LUGAR DA GRAMÁTICA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Stella Maria Miranda Vieira - UECE
Através da história do ensino de línguas estrangeiras, os modos de abordagem da gramática têm sofrido profundas mudanças. De elemento central no ensino, a gramática passou a uma situação de total rejeição e, mais recentemente, o ensino explícito dos traços gramaticais voltou a ser reconhecido como benéfico no processo de aquisição de uma segunda língua. Tendo como ponto de partida uma investigação anterior sobre o lugar da gramática em livros didáticos de inglês como língua estrangeira (Vieira, 2000), a presente pesquisa, que está sendo desenvolvida por dois bolsistas de Iniciação Científica do Departamento de Letras da UECE, sob minha orientação, examina a abordagem da gramática, focalizando, desta vez, a atuação do professor em salas de aula de inglês e de espanhol no Núcleo de Línguas da UECE e em outras instituições de ensino da cidade de Fortaleza. O objetivo é identificar o status da gramática nas salas de aula observadas e comparar a atitude do professor em relação ao ensino da gramática com as crenças e expectativas dos alunos a esse respeito. Os dados estão sendo coletados através de (a) observação, e gravação em áudio de duas aulas de cada professor participante e de (b) questionários aplicados aos professores e alunos das salas de aula observadas.