PERGUNTAS DO ALUNO UNIVERSITÁRIO NA INTERAÇÃO VERBAL EM AULAS DE LÍNGUA INGLESA: UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA

Silvano Pereira de Araújo - UERN

Este estudo faz parte de uma pesquisa (mais ampla) PIBIC/CNPq, em andamento, vinculada ao grupo de pesquisa PRADILE – Práticas Discursivas, Letramento e Ensino/UERN. Tem por objetivo descrever e analisar as perguntas formuladas por alunos universitários na interação verbal em aulas de língua inglesa, a partir de pressupostos teóricos da Etnografia da Comunicação (HYMES, 1961; 1972; 1994; FRIEDRICH, 1972; SAVILLE-TROIKE,1982). Nessa perspectiva, as perguntas empregadas pelos usuários de uma língua são influenciadas pela situação de comunicação na qual estão inseridas que, por sua vez, tem como pano de fundo o contexto sócio-cultural. Os dados foram coletados por meio de anotações de campo, observação, gravação (em áudio) e transcrição de 08 (oito) aulas. Os participantes da pesquisa são estudantes universitários de língua inglesa de uma universidade do Estado de Pernambuco. Uma análise parcial dos dados sinaliza que as perguntas dos discentes não ocorrem por acaso. Pelo contrário, são determinadas por 04 (quatro) variáveis que constituem a situação específica de comunicação na qual se realizam: a) gênero (aula de língua estrangeira com suas peculiaridades), b) propósitos comunicativos (objetivos da aula), tópico (foco referencial) e, c) participantes (os alunos: com seus papéis na interação, bem como com seus níveis diferenciados de competência comunicativa).