O TRATAMENTO SINTÁTICO DO SUJEITO EM GRAMÁTICAS DO PORTUGUÊS

Francisca Edilene Fernandes da Silva - UERN

Neste trabalho, descrevemos o tratamento de um dos termos visto como essencial, a saber, o sujeito em gramáticas utilizadas no ensino médio. Como o número de gramáticas publicadas é imenso, foram selecionadas duas, as quais podem ser consideradas representativas já que apresentam entre suas publicações um espaço de tempo superior a uma década. São elas: Nova gramática do português contemporâneo de Celso Cunha e Lindley Cintra (1985); Gramática Reflexiva -Texto, semântica e interação de Thereza Cochar Magalhães e William Roberto Cereja (2002). O objetivo deste trabalho consiste em descrever a forma como as duas gramáticas acima apresentam o sujeito. Este estudo nos permitiu concluir que o conceito apresentado nas duas gramáticas é o mesmo, mas que a forma de apresentação difere. A G1 se enquadra em um modelo mais tradicional que está a serviço de uma sociedade fechada para as inovações, em que o professor era a autoridade absoluta e que o aluno deveria estudar mesmo sem ter prazer. Na segunda gramática, a postura é diferente, é como se o professor ficasse ao lado do aluno e não sobre ele, o aluno agora pode ter prazer em estudar e estudar um assunto que ele pode vivenciar na prática, no seu cotidiano. Como suporte para esta pesquisa, apresentaremos a linha de pensamento de pesquisadores que se destacam nos estudos de língua materna, dentre eles Faraco (2003), Geraldi (2002), Possenti (1996), Travaglia (2001), Perini (2000), Bagno (1999) e Neves (2002), Azeredo (1997).