PERCEPÇÃO DO APRENDIZ DE ESPANHOL/LE
Kátia Cilene David da Silva - UFC
Moisés Batista da Silva - UERN
O presente trabalho objetiva mostrar as percepções que aprendiz brasileiro de Espanhol como língua estrangeira tem das suas dificuldades. O exposto aqui faz parte de uma pesquisa mais ampla cujo objetivo foi analisar o fenômeno fonético-fonológico em interlíngua, especificamente, o uso interlingüístico da produção oral das vibrantes simples e múltipla. A pesquisa é qualitativa e quantitativa, fundamentada na análise dos dados coletados a partir da aplicação de uma Ficha do Informante em três etapas (etapa inicial, intermediária e avançada) do processo evolutivo da aprendizagem da língua estrangeira (LE) de alunos. Entrevistou-se trinta informantes e a caracterização destes constituiu-se de alunos do Curso de Letras com habilitação em Português-Espanhol da Universidade Federal do Ceará (UFC). Uma das razões para se escolher este grupo residiu no fato de que todos os alunos estavam na mesma área de estudo, seriam futuros professores da língua que estudam. Primeiramente, mostrou-se os resultados da percepção da Língua Espanhola pelo aprendiz baseados nos fatores de ordem subjetiva e de ordem cultural e política econômica com o objetivo de perceber os motivos que os levam a estudar a LE. Em seguida, apresentou-se as maiores dificuldades relatadas na aprendizagem do idioma em termos de pronúncia, gramática, vocabulário, compreensão e, logo, verificou-se o grau de dificuldade que tem o aprendiz em cada um destes itens. Por último, fez-se o registro do relato das maiores dificuldades na pronúncia da língua meta. O objetivo foi verificar as dificuldades, de forma generalizada, do aprendiz ao estudar a LE até chegar-se à pronúncia. Após isto, especificou-se as principais dificuldades com relação à pronúncia, ponto central da pesquisa maior. Os informantes, de uma forma geral, registram várias dificuldades e, como professores de espanhol, percebemos, freqüentemente, na sala de aula as mais diversas barreiras sentidas pelo aprendiz brasileiro estudante de espanhol. Claro que muitas delas são trabalhadas e praticamente eliminadas, mas isto dependerá de vários fatores. De cada um dos semestres analisados, foi possível perceber dificuldades com relação as vibrantes. Conclui-se que há dificuldades com relação às vibrantes e os aprendizes percebem isto. Há uma proporção quase que igual de cada um dos grupos, seja por alunos iniciantes na língua ou por aqueles de nível mais avançado.