A RECONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO LEITOR A PARTIR DA PRODUÇÃO DE NARRATIVAS
Juliana Pereira Souto Barreto - UFRN
O presente trabalho consiste em um artigo de análise com vistas à reconstrução da identidade do leitor a partir de narrativas, ou seja, examina-se a questão central dentro da investigação do ato de ler e, que estabeleça, ao mesmo tempo, uma relação entre leitura, leitor e escrita. Para o desenvolvimento deste artigo alguns livros foram usados como referência bibliográfica sobre a Oralidade e Escrita (Marcuschi), Letramento (Magda Soares), Ensino e Linguagem (Geraldi) entre outros. Os quais serviram de suporte para os apontamentos. O objetivo do trabalho é mostrar o desenvolvimento de aspectos centrais relativos à identidade do leitor, tais como sua natureza, métodos de investigação e propostas de temas para pesquisas atuais. Trata-se dessa questão, juntamente com uma breve revisão das produções recém realizadas em estudos sobre o letramento. Sugere-se que leitura e escrita seja uma questão mais e melhor trabalhada em sala de aula, mostrando a necessidade não só do aluno leitor, como também do professor saber lidar com as novas linguagens, enfatizando a prática voltada a uma leitura viva, vital, em que ler e escrever sejam instrumentos que dão ao leitor o poder de repensar o mundo e de reorganizar o próprio pensamento.
O presente trabalho consiste em um artigo de análise com vistas à reconstrução da identidade do leitor a partir de narrativas, ou seja, examina-se a questão central dentro da investigação do ato de ler e, que estabeleça, ao mesmo tempo, uma relação entre leitura, leitor e escrita. Para o desenvolvimento deste artigo alguns livros foram usados como referência bibliográfica sobre a Oralidade e Escrita (Marcuschi), Letramento (Magda Soares), Ensino e Linguagem (Geraldi) entre outros. Os quais serviram de suporte para os apontamentos. O objetivo do trabalho é mostrar o desenvolvimento de aspectos centrais relativos à identidade do leitor, tais como sua natureza, métodos de investigação e propostas de temas para pesquisas atuais. Trata-se dessa questão, juntamente com uma breve revisão das produções recém realizadas em estudos sobre o letramento. Sugere-se que leitura e escrita seja uma questão mais e melhor trabalhada em sala de aula, mostrando a necessidade não só do aluno leitor, como também do professor saber lidar com as novas linguagens, enfatizando a prática voltada a uma leitura viva, vital, em que ler e escrever sejam instrumentos que dão ao leitor o poder de repensar o mundo e de reorganizar o próprio pensamento.