REPRESENTAÇÕES DA MULHER NA PUBLICIDADE
Maíra Dorcas Padre de Góis - UERN
Paula Priscilla Mendes de Carvalho - UERN
A publicidade ao estimular a venda de determinados produtos, associa-os a imagens consideradas
como referências e que provocam desejos de consumo no público. Para provocar esse estímulo de consumo, os recursos visuais vêm aliados à discursos de persuasão, que utilizam uma linguagem composta de trocadilhos, relacionando o produto e a imagem. Assim, a mídia televisiva procura criar diversos efeitos de sentido por meio de uma linguagem de sedução, muitas vezes, repleta de jogos de palavras. A propaganda também possui papel relevante na formação e constituição das diversas identidades do sujeito na sociedade contemporânea, estabelecendo padrões de comportamentos a partir de estereótipos do corpo feminino, tentando persuadir o público alvo a adotar a imagem padronizada e estimulando seu desejo de adquirir determinados produtos. Ao fazer isso, apresenta uma idéia inquestionável e inabalável do corpo padronizado. Tomando como base a representação da mulher na publicidade, esse trabalho objetiva analisar os mecanismos discursivos de representação da mulher nas propagandas da Antarctica e das Havaianas. A hipótese é que nas peças analisadas são trabalhados recursos lingüístico-discursivos que supervalorizam o corpo e os aspectos da sensualidade da mulher como estímulos ao consumo dos produtos. Para realizar a pesquisa, recorremos às contribuições dos estudos da publicidade e da Análise do Discurso no que diz respeito à relação mídia, identidade/subjetividade e consumo.
Palavras-chave: Mídia. Sentidos. Identidade/Subjetividade. Consumo.