SAÚDE E INTERDISCIPLINARIDADE: O AGIR COMUNICATIVO EM SAÚDE E AS CONTRIBUIÇOES DA TEORIA DE JÜNGER HABERMAS
Janieiry Lima de Araújo - UERN
Kely Vanessa Leite Gomes da Silva - UECE
Lia Carneiro Silveira - UECE
Este artigo consiste numa reflexão teórica acerca do Trabalho Interdisciplinar em Saúde, compreendendo o diálogo interdisciplinar como ferramenta estruturante das práticas de saúde conscientes, éticas, interativas. Como atitude de aproximação do nosso objeto epistemológico, buscamos discutir o conceito de saúde e o trabalho interdisciplinar, seus aspectos teóricos, históricos e sociais. Como referencial teórico-filosófico utilizamos a Teoria da Ação Comunicativa de Jünger Habermas, representante da terceira geração da Escola de Frankfurt, cuja obra busca uma reconstrução e ampliação da Teoria Crítica da sociedade. Assim, viver a interdisciplinaridade em saúde postula a superação da cristalização das relações de trabalho, do saber-fazer fragmentado e altamente especializado com o objetivo de atingir metas estrategicamente elaboradas. O agir comunicativo em saúde, por conseguinte, valoriza a possibilidade da participação dos atores envolvidos nas práticas de saúde, da existência de diálogos críticos e reflexivos quanto à problemática de saúde a ser enfrentada, da criação de um método de trabalho em saúde que priorize o discurso, as falas dos indivíduos e o alcance do consenso lingüístico, da validade e da verdade teórica e prática construída coletivamente.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade e Saúde. Teoria da Ação Comunicativa.